Pesquisa afirma que pessoas que tem fé tem maior sensação de bem-estar
Foi comprovado em 25 países.
Foi feito um estudo no instituto de pesquisa Barna Group, afirmou que jovens e adultos ansiosos que desenvolvem uma fé podem ter uma sensação mais elevada de bem-estar.
A pesquisa teve como base jovens adultos, nas faixas etárias de 18 a 35 anos, os números de entrevistados foram mais 15.300 pessoas por volta de 25 países, inserindo pessoas de múltiplas religiões e pessoas sem aliança religiosa. O estudo foi feito em nove idiomas.
O resultado que desta pesquisa, foram quatro em cada dez jovens adultos de países pesquisados revelam que costumam sentir ansiedade nas decisões importantes, incertezas com o futuro, e temor de fracasso.
Entre aqueles que se denominam cristãos o percentual é de 39% de jovens adultos que detém ansiedade diante de decisões importantes, demais religiões chegam em 35% e ateus, agnósticos ou sem religião determinada 47%.
Além disso, 28% dos jovens adultos falaram que estão acostumados a ter sentimentos de tristezas ou depressão, e somente 22% dos jovens adultos da pesquisa relatam que costumam se sentir incertos em sua identidade.
A cada 5 jovens adultos, um fica na categoria de “ansioso” de acordo as informações na pesquisa do instituto Barna, . Isso quer dizer que os pesquisados enquadraram três dessas quatro afirmações: “ansioso por decisões importantes”, “triste ou deprimido”, “com medo de falhar” e “inseguro em quem eu sou”.
Não houve no estudo questionamento acerca de depressão ou ansiedade clínica, que precisa de auxílio de profissionais de saúde psicológica.
Conforme a esses dados, os pesquisadores observaram que pessoas que professam algum tipo de fé, são menos vulneráveis a selecionar qualquer uma dessas afirmações, enquanto aqueles que afirmam não desenvolver nenhuma fé têm maior possibilidade de selecioná-los
Há exemplo disso, 37% dos entrevistados que se identificam sem fé em Deus , agnósticos ou nenhum, disseram que estão acostumados a se sentir entristecidos ou deprimidos, equiparados com 23% dos cristãos e 26% de outras pessoas de outras religiões.